Anabacerthia

Esse gênero congrega três espécies que ocorrem no território nacional e possuem com hábitos e comportamento similares. Vivem em florestas úmidas do país. Costuma acompanhar bandos mistos, muitas vezes ao lado de seus congêneres. Invariavelmente, perseguem insetos e outros artrópodes em aglomerados de folhas secas ou vasculham ativamente sob a face inferior das folhas ou em epífitas e galhos recobertos por líquens, musgos ou tomados por lianas. Constroem ninhos em cavidades naturais ou em ninhos de pica-pau abandonados. Também conseguem escavar ninhos em barrancos sujos.

Anabacerthia lichtensteini - limpa-folha-ocráceo


  Registros de limpa-folha-ocráceo no WikiAves

O limpa-folha-ocráceo mede cerca de 18 cm de comprimento. É semelhante ao limpa-folha-de-testa-baia(Philydor rufum), do qual se distingue pelo píleo uniformemente cinza e pelo porte menor.

Participando freqüentemente de bandos mistos de aves. Busca insetos principalmente na folhagem morta e em emaranhados de cipós, tornando-se difícil de observar. É comum na copa e no estrato médio de florestas úmidas e capoeiras maduras. Vive solitário ou aos pares.

Presente principalmente no Brasil, da Bahia ao Rio Grande do Sul e na porção mais central do País, nos estados de Goiás e Mato Grosso do Sul. Encontrado também no Paraguai e Argentina.

Anabacerthia ruficaudata - limpa-folha-de-cauda-ruiva


  Registros de limpa-folha-de-cauda-ruiva no WikiAves

O limpa-folha-de-cauda-ruiva mede 17 centímetros. A espécie é sintópica com limpa-folha-de-sobre-ruivo(Philydor erythrocercum), com a qual se assemelha, mas são ambas de difícil separação em campo. Provavelmente . distinguem-se mais por seus distintos padrões de vocalização.

Ocorre em matas de terra firme e matas de várzea na Amazônia.

Anabacerthia amaurotis - limpa-folha-miúdo


  Registros de limpa-folha-miúdo no WikiAves

O limpa-folha-miúdo (Anabacerthia amaurotis), mede 15 cm. É semelhante ao trepador-quiete (Syndactyla rufosuperciliata) sendo diferenciado deste pela faixa superciliar de branco puro. Alimenta-se de vários pequenos artrópodes, como besouros, grilos, lagartas, borboletas, larvas. Vive em casais no sub-bosque das matas, sendo rara em florestas muito alteradas. Segue bandos mistos de aves.

Referências